Quando objetos são feitos para filmes, eles geralmente se destinam às crianças. Mas com a estreia mundial neste mês de "Cinquenta Tons de Cinza", muitas das coisas usadas no filme são apenas para adultos.
A indústria de sex toys está animada, com esperança de que o filme da Universal Pictures irá gerar vendas crescentes, do mesmo modo que o best-seller erótico criou milhares de novos clientes.
Lojistas estão estocando produtos da indústria do prazer como vendas, chicotes, algemas e máscaras. Fabricantes criaram novas embalagens e produtos que se encaixam no tema picante do filme, que é baseado na história de E. L. James sobre a iniciação de uma jovem ingênua nos jogos de servidão sexual.
Até mesmo a cadeia Target recentemente começou a vender um anel-vibrador "Cinquenta Tons de Cinza", item que se destina ao público masculino, mas não para usar no dedo.
"É o maior momento para a nossa indústria na cultura popular", disse Claire Cavanah, cofundadora da Babeland, que vende novidades para adultos.
Mais de 100 milhões de cópias da trilogia de E.L. James dois outros títulos vieram depois foram vendidas.
James, uma mãe britânica de meia-idade e ex-produtora de televisão, tem a fama de ter introduzido o conceito de BDSM (que pode ser vagamente traduzido por: servidão/disciplina, dominação/submissão, sadismo/masoquismo) para o vernáculo corrente.
Executivos da indústria cinematográfica disputaram a chance de contar a história de Anastasia Steele, uma pura estudante de 21 anos que se torna a parceira sexual submissa de Christian Grey, um empresário bem sucedido de 27 anos de idade. A Universal e a Focus Features ganharam, pagando cinco milhões de dólares.
O estúdio queria lucrar com os mesmos leitores que aumentaram as vendas de produtos adultos depois que a obra estreou como e-book em 2011. O romance estimulou um salto de 7,5 por cento nas vendas de produtos ligados ao sexo, incluindo brinquedos e vídeos em 2013, de acordo com um relatório da empresa de pesquisa IBISWorld.
Só nos Estados Unidos, os consumidores compraram entre 600 milhões e dois bilhões de dólares em produtos desse tipo por ano, segundo especialistas.
Como apenas a Lovehoney pode usar oficialmente o nome "Cinqüenta Tons de Cinza", outros tiveram que ser criativos. A Pipedream Products, que faz sex toys, redesenhou algumas de suas embalagens com um esquema das cores cinza e preto.
A California Exotic Novelties ampliou sua linha "Scandal" quando o trailer do filme saiu em julho.
A Jimmyjane, conhecida por seus vibradores, fez sua primeira incursão nos "itens macios" com um novo conjunto de kits de fetiche inspirados no filme, que incluem vendas e gravatas de seda.
"Muitas das descrições do uso dos brinquedos e dos produtos no livro não são muito corretas", disse Susan Colvin da California Exotic Novelties. "Usar as bolas de pompoarismo não é muito divertido; é realmente difícil fazer direito."