Ouça este conteúdo
A inflação na Venezuela atingiu 157% em 12 meses na medição feita em setembro pelo Observatório Venezuelano de Finanças (OVF), uma entidade independente do Banco Central do país, que divulgou dados sobre a evolução dos preços nesta quinta-feira.
No mês passado, a inflação foi de 11,5%, 5,8 pontos percentuais a menos que a medida em agosto pelo OVF. Em relação ao acumulado nos primeiros nove meses do ano, a alta foi de 111,8%.
Para o OVF, o aumento geral dos preços, apesar da redução do ritmo em setembro na comparação com o mês anterior, continua a mostrar "uma clara tendência ascendente".
Os setores com os maiores aumentos em setembro foram educação (40,7%), equipamentos domésticos (25,6%), bens e serviços (21,7%) e alimentos (19,5%).
"Esta aceleração da taxa de inflação ocorre em um contexto de intervenção significativa do BCV (Banco Central da Venezuela) no mercado cambial para tentar estabilizar a taxa de câmbio", disse a entidade.
O OVF também informou que, em setembro, o valor da cesta básica para uma família de cinco pessoas foi de US$ 375 (R$ 1947,71 no câmbio desta quinta-feira), um aumento de 23,05% em relação ao mesmo mês em 2021.