Mesmo antes de começar a ter sérios problemas envolvendo a memória em geral, pessoas com os estágios iniciais da doença de Alzheimer aparentam ter dificuldades em tomar boas decisões sobre o que se lembrar, relata um novo estudo. Em texto publicado na revista científica "Neuropsychology", pesquisadores afirmam que esses pacientes têm problemas em determinar quais partes da informação são mais importante que outras.
Os cientistas, conduzidos por Alan D. Castel, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, basearam suas conclusões a partir de um estudo envolvendo 109 pessoas com uma média de idade de 75 anos. Algumas delas estavam em estágios iniciais de Alzheimer, enquanto outras estavam cognitivamente saudáveis.
Os voluntários foram solicitados a memorizar uma série de palavras, cada uma com um valor associado. Quanto maior o valor da palavra, mais importante era lembrar-se dela, dizia a regra. Mais tarde, os participantes tiveram 30 segundos para relembrar a maior quantidade de palavras "valiosas" que conseguissem. O objetivo era ganhar o maior número de pontos.
Apesar de voluntários com e sem a doença de Alzheimer terem se lembrado de mais palavras valiosas do que palavras com baixos pontos associados, aqueles com a doença não se saíram tão bem em sua pontuação geral.
Os pesquisadores disseram que, provavelmente, nos estágios iniciais da doença de Alzheimer, o cérebro já estava se tornando menos eficiente em relação à aprendizagem e memorização. Eles acrescentaram ainda a possibilidade de treinar pacientes, a fim de melhorar suas estratégias de memorização.
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