Uma autoridade da agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) chegou ao Irã nesta quinta-feira para discutir a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), informou a agência de notícias IRNA.

CARREGANDO :)

Diplomatas em Viena, onde fica a sede da AIEA, disseram que a visita é um novo esforço para obter respostas sobre os relatórios da inteligência que sugerem que o Irã pretende fabricar uma bomba atômica. O país insiste que seu trabalho nuclear é pacífico.

"As duas partes vão abordar a cooperação entre a Organização Atômica do Irã e a AIEA", disse a Irna, acrescentando que Olli Heinonen, vice-diretor da AIEA, vai se encontrar com autoridades iranianas na quinta e na sexta-feira.

Publicidade

Os governos ocidentais disseram que o Irã vai enfrentar mais uma série de sanções da ONU, por não ter respondido positivamente à oferta feita por seis potências mundiais para terminar a disputa. As potências propuseram ao Irã congelar qualquer ampliação de seu trabalho nuclear para evitar mais sanções. Três rodadas de sanções já foram impostas pela ONU desde 2006.