Os insurgentes ucranianos declararam nesta quarta-feira (16) a lei marcial e o toque de recolher na cidade de Donetsk, região onde as forças governamentais reconquistaram várias fortificações rebeldes separatistas.
"Como medida de reforço da ordem pública, o comando dos insurgentes introduziu a lei marcial e o toque de recolher, que regerá das 23h às 6h", anunciou no Twitter Igor Strelkov, ministro da Defesa da autoproclamada república popular de Donetsk.
Strelkov disse que o objetivo é evitar desmandos e garantir a segurança dos cidadãos, já que "nos arredores da cidade acontecem combates".
As forças governamentais reconquistaram nas últimas semanas várias fortificações controladas pelos rebeldes em Donetsk, como Slaviansk e Kramatorsk.
"A situação na zona da operação antiterrorista continua sendo complicada. A tensão maior está em Donetsk, Lugansk, Lisichansk, Antratsit, Severodonetsk e Krasnodón", informou por sua vez o Ministério da Defesa ucraniano em comunicado.
As autoridades ucranianas dizem que os milicianos se dispõem a fazer novos ataques contra os prédioos das administrações locais.
- Avião militar é derrubado por foguete na Ucrânia
- Militares russos estão atuando ao lado dos separatistas, diz presidente ucraniano
- Trinta milicianos pró-russos morrem no leste da Ucrânia
- Merkel e Putin debatem sobre esforços pela paz na Ucrânia em encontro no Rio
- Rússia ameaça Ucrânia, depois que projétil atravessa a fronteira
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia