Sigilo
O Mossad não tem porta-voz e não pode ser contatado diretamente. Todas as perguntas da mídia devem passar pelo gabinete do primeiro-ministro. O site inclui algumas informações sobre as origens da agência e, talvez, da operação mais famosa: a captura do idealizador nazista Adolf Eichmann em 1960.
O recrutamento de agentes secretos costumava ser sombrio e cheio de mistério. Se alguém quisesse se juntar a uma das organizações de espionagem mais secretas do mundo, teria de entrar sorrateiramente em uma embaixada estrangeira, responder a mensagens escondidas em propagandas de jornais ou aparecer em um edifício abandonado em Tel Aviv para se encontrar com um recrutador. Agora, basta entrar com uma solicitação de emprego no serviço de Inteligência e Operações Especiais de Israel, o Mossad, a um clique na internet.
O Mossad renovou o seu website recentemente para incluir um vídeo de recrutamento e uma opção de preenchimento de formulário online para aqueles que procuram emprego. Com versões em hebraico, inglês, francês, russo, árabe e persa, o site busca revolucionar a forma como a agência de espionagem de Israel procura potenciais agentes. "Temos de continuar a recrutar os melhores profissionais em nossas avaliações, para que o Mossad possa continuar a liderar, defender e permitir a continuidade da existência do Estado de Israel", disse o chefe da agência, Tamir Pardo, em um comunicado ao anunciar o lançamento do site.
O Mossad, hebraico para "o instituto", é a abreviação de "Instituto de Inteligência e de Operações Especiais". É o braço de serviços gerais de inteligência de Israel. Acredita-se que a organização está por trás de algumas das operações secretas de contraterrorismo mais ousadas do século passado. Apenas algumas vieram à tona, como o assassinato dos líderes do Setembro Negro, o grupo palestino por trás do massacre de atletas israelenses nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972.
No entanto, há muito mais sobre o Mossad do que sua aura de James Bond. E é mais provável conseguir um emprego nos setores de tecnologia, cibernéticas ou administração do que se tornar um agente secreto internacional. Mas o site faz alusão à natureza secreta da agência com um vídeo que mostra satélites e drones pairando, assim como homens e mulheres vestidos com ternos invadindo computadores e realizando operações de vigilância.
Segurança
A opção online é segura e discreta, garante o Mossad. "Tenha certeza de que todas as abordagens serão tratadas com a máxima discrição e confidencialidade para que seja garantida a segurança pessoal", dizem as instruções. Ainda que este tipo de processo seja novo no Mossad, outras agências internacionais, como a CIA americana e o MI6 britânico, têm sites cheios de informações históricas e uma seção detalhada sobre oportunidades de carreira.
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
AGU age como braço jurídico do governo, mas não tem competência para processar a Meta