O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi está internado na unidade de terapia intensiva do Hospital San Raffaele, em Milão, com prognóstico estável, de acordo com informações da imprensa local divulgadas pela agência de notícias italiana Ansa. Ele teria, inclusive, pedido para voltar para casa.
Desde a internação, na última quarta-feira (5), os médicos publicaram apenas um laudo confirmando que Berlusconi, de 86 anos, sofre de leucemia há algum tempo e está internado para tratar "uma infecção pulmonar".
Por isso, a Itália especula sobre o estado de saúde do ex-premiê e antigo presidente do Milan, enquanto a imprensa local cita fontes próximas que dizem que Berlusconi está respondendo bem ao tratamento e recebendo visitas mais longas.
O ex-primeiro ministro teria ligado para o diretor do jornal Il Giornale, Augusto Minzolini, e dito: "É difícil, mas vou sair dessa". “Sempre consegui sair de situações difíceis e delicadas”, acrescentou no telefonema, segundo o editorial do jornal.
O coordenador do partido Força Itália e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, contou que Berlusconi gostaria de voltar para casa - mas admite que precisa continuar sob observação médica.
Ele também recebeu a visita do amigo e parceiro político Gianni Letta: "Ele está melhor do que pensam", disse a jornalistas que estão do lado de fora do hospital.
Na última quinta (6), foi emitido um laudo médico confirmando que Berlusconi sofre de "leucemia mielomonocítica crônica há muito tempo", que tem sido tratado com quimioterapia leve porque piorou nos últimos meses e está hospitalizado "para tratar uma infecção pulmonar".
Uma faixa na parte externa do hospital diz: "Vamos, Silvio, o Monza está com você", assinada pelos torcedores do clube de futebol do qual é dono. Durante a internação, Berlusconi convocou os líderes de seu partido e aliados no governo, como a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o vice-presidente e ministro de Infraestrutura, Matteo Salvini.
No hospital, ele está acompanhado da família e recebeu o presidente de seu conglomerado de mídia, Mediaset, Fedele Confalonieri, que destacou: "Há preocupação, mas estamos otimistas".
Berlusconi já havia sido hospitalizado em San Raffaele na semana passada para o que foi descrito como "exames médicos", mas suas condições não foram consideradas preocupantes. Nos últimos anos, passou por sucessivas internações. Uma das mais recentes, em janeiro de 2022, foi necessária por uma infecção urinária.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia