RIO - Os brasileiros que navegam pela internet passam em média um quinto (20,5%) do tempo em sites de comunidades como orkut e chats, de acordo com uma pesquisa do Ibope em parceria com a NetRatings. No Brasil, depois desse tipo de site, os emails são o item que mais toma tempo dos internautas (11,3%), seguido por portais de interesse geral (10,5%) e sites de instituições financeiras (6,2%).
O tempo gasto em sites de comunidades no Brasil é muito maior do que em outros países pesquisados. Os espanhóis, por exemplo, gastam apenas 5,1% de seu tempo neles e os americanos, 2,8%.
Segundo o diretor-executivo do Ibope Inteligência, Marcelo Coutinho, a navegação por esse tipo de site costuma ser maior em países de língua latina e, em parte, pode ser explicada culturalmente, já que esses povos tendem a ser mais comunicativos. Mesmo assim, o índice brasileiro não encontra igual no exterior.
Para Coutinho, o fenômeno pode estar relacionado com a violência urbana no Brasil. Ele lembra que aqui os usuários de internet, em geral, moram na cidade e pertencem às classes A e B. Coutinho acrescenta que a internet acaba sendo uma alternativa mais barata a programas culturais.
- No Brasil, a violência urbana e a carência de espaços comunitários pode ter algum reflexo no resultado - afirma.