Pelo menos 16 pessoas morreram intoxicadas após consumirem um xarope para tosse, supostamente adulterado, na província de Punjab, no nordeste do Paquistão, informaram neste sábado (29) diversas fontes oficiais e médicas.
Os primeiros casos foram relatados na quarta-feira passada em nos distritos de Gujranwala e Lahore, afirmou ao jornal local "The Express Tribune" o subcomissário da polícia de Gujranwala, N. Ahmed Shah.
O secretário de saúde de Punjab, Khawaja Salman Rafik, confirmou o número de falecimentos, e algumas fontes não oficiais do hospital central de Gujranwala elevaram o número a 26.
De acordo com análises clínicas, todos os mortos consumiram um xarope denominado "Dextromethorphan", uma substância que também é encontrada no "Tyno", fármaco para a tosse que há um mês causou 19 mortes em Lahore.
Conforme havia afirmado em novembro à polícia de Lahore, as vítimas tomavam o xarope para consumir o álcool de sua fórmula, e por isso o faziam em grandes quantidades (no Paquistão a venda e o consumo de álcool são proibidos).