Pelo menos 20 pessoas morreram, 52 estão desaparecidas e 8 mil tiveram que deixar as suas casas devido às inundações e enchentes na região indonésia de Morowali, nas Ilhas Célebes, informaram, nesta terça-feira (24), fontes oficiais. "Além disso, mais de 100 casas ficaram destruídas e as estradas estão muito afetadas", disse à EFE o porta-voz do Serviço Nacional de Emergências (Bakornas).
Uma equipe de 60 especialistas do Serviço Nacional de Busca e Resgate (Basarnas) foi enviada à região. No entanto, o temporal e os danos sofridos pelas infra-estruturas estão dificultando o acesso ao local, segundo o jornal "The Jakarta Post".
Vários povoados, entre eles o mais afetado, Uwe Ruru, ficaram totalmente isolados devido aos deslizamentos de terra, que inutilizaram estradas e pontes. Alguns se encontram sob mais de dois metros de água. As fortes chuvas destruíram 100 casas, segundo o Bakornas.
A imprensa diz que o número de mortos é maior do que o oficial, e pode chegar a 32. A região sofre a poda ilegal de árvores, o que desprotege as encostas.