PEQUIM - Uma enchente deixou 103 mineradores presos dentro de uma mina em uma província ao sul da China, informou a agência de notícias estatal Xinhua. O país é famoso por registrar acidentes deste tipo.
Equipes de resgate chegaram à mina de carvão Daxing, na cidade de Xingning, na província de Guangdong, disse a agência citando autoridades locais. Outros detalhes não estavam disponíveis imediatamente.
Acidentes em minas causaram a morte de aproximadamente 2.700 pessoas na primeira metade deste ano. O número de acidentes mais do que dobrou em comparação ao mesmo período de 2004, segundo a Xinhua.
No ano passado, mais de 6 mil pessoas morreram em explosões, inundações, desmoronamentos ou outros tipos de acidentes em minas.
O carvão supre cerca de dois terços das necessidades energéticas da China, e o país é o maior produtor mundial do combustível. A China tenta melhorar seus padrões nesta indústria, que é marcada por desastres.
Pequim anunciou recentemente o fechamento de uma série de pequenas minas privadas, que geralmente são as maiores violadoras de normas de segurança.
Mas preços altos e o apetite voraz da crescente economia chinesa encorajam algumas delas a reabrirem ilegalmente e outras a ignorarem regras ou a elevarem a produção para além da capacidade considerada segura.
O consumo de carvão na China este ano deve crescer cerca de 6%, informou a agência Xinhua citando a associação da indústria de carvão da China.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura