Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Chuva

Inundações em Moçambique provam evacuação de 37 mil pessoas

Pelo menos 37 mil pessoas foram evacuadas de suas casas no sul de Moçambique por causa das inundações que afetam o país africano após vários dias de fortes chuvas, informou nesta terça-feira a edição digital do "Jornal de Notícias".

As chuvas registradas nos últimos dias na África do Sul, Suazilândia e Zimbábue (na fronteira com Moçambique) provocaram a alta do nível dos rios Limpopo e Incomati, por isso as autoridades declararam estado de alerta.

Quatro pessoas morreram no domingo passado por causa das inundações, e pelo menos 16 pessoas perderam a vida ao longo de janeiro, segundo a imprensa moçambicana.

Um total de 35 moçambicanos morreram desde outubro passado por causa das inundações, segundo o balanço oficial. O Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique anunciou que nas próximas 24 horas continuará chovendo forte no sul do país.

A oposição do país criticou duramente o governo por celebrar com um "banquete fastuoso" o 70º aniversário do presidente, Armando Guebuza, enquanto milhares de pessoas sofriam os efeitos das inundações.

Os líderes dos partidos Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e Movimento Democrático de Moçambique (MDM) classificaram a atitude das autoridades de insensível e desumana.

A maior parte das vítimas, entre elas várias crianças, morreram afogadas, soterradas em suas casas, eletrocutadas ou vítimas de ataques de crocodilos, informou a ministra de Administração, Carmelita Namachulua.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.