• Carregando...

O número de mortos nas inundações ocorridas nos últimos dias no norte da ilha indonésia de Sumatra já é superior a 500, informou nesta quarta-feira a imprensa local.

As autoridades do distrito de Aceh Tamiang, o mais atingido pela catástrofe, encontraram na terça-feira os corpos de 500 moradores da localidade de Babu Pulo Tiga, segundo o jornal "The Point".

O porta-voz da administração do distrito, Nasir Moussa, confirmou o número e afirmou que os corpos ainda têm de ser identificados, já que não poderão ser enterrados enquanto não houver a autorização de seus familiares.

No entanto, estes números ainda não são oficiais, especificou Satoko Nakagawa, diretora de informação do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação da Reconstrução em Aceh (Unorc).

- Por enquanto, as autoridades regionais confirmaram 47 mortes e mais de 500 desaparecidos - disse Nakagawa, que acrescentou que mais de 200 mil pessoas foram deslocadas temporariamente de seus lares.

O transporte por terra entre a cidade de Kuala Simpang, capital do distrito de Aceh Tamiang, e Medan, capital da província Norte de Sumatra, continua cortado devido às enchentes e deslizamentos de terra provocados pelas chuvas torrenciais da última semana.

Um dos problemas mais sérios é o transporte de alimentos e água potável aos quatro subdistritos de Telaga Muku, Seuruwey, Banda Mulia e Sungai Hiu, já que muitas dessas áreas permanecem isoladas.

O Ministério da Saúde indonésio enviou centenas de médicos e remédios às zonas mais afetadas para atender os desabrigados e evitar a propagação de doenças como a diarréia, que se estendem entre as vítimas deste tipo de catástrofe. Os distritos de Aceh Tamiang, Aceh Utara, Aceh Timur e Gayo Leus foram muito afetados pelas inundações.

- A Unorc já enviou mais de 60 toneladas de alimentos e água potável. Saíram mais de 30 caminhões de ajuda e também estamos enviando bens de primeira necessidade em um helicóptero - disse Nakagawa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]