Cerca de 60 pessoas morreram no Camboja, Vietnã e Tailândia por causa das inundações produzidas pelas intensas chuvas das monções, informou nesta quarta-feira a (25) imprensa local. A passagem do tufão Usagi pela região - que no último fim de semana afetou Filipinas, Taiwan e o sul da China - intensificou as chuvas no litoral do Vietnã, onde pelo menos 24 pessoas morreram, segundo o site de notícias "Thanh Nien".
As equipes de resgate buscam seis desaparecidos pelas enchentes, que também causaram danos em cerca de 5 mil lares.
No Camboja, pelo menos 25 pessoas morreram no norte do país, onde, em algumas regiões, o nível da água se aproxima dos mais altos em mais de uma década, segundo o jornal "Phnom Penh Post".
As chuvas e a abertura das comportas de represas na Tailândia e no Vietnã resultaram na cheia do rio Mekong, que superou o nível de segurança de 12 metros e transbordou no nordeste do Camboja.
As províncias de Stung Treng, Kratie e Kompong Cham, são as mais afetadas pela cheia do rio que, segundo as autoridades, ainda não chegou ao seu máximo e pode atingir os mesmos níveis de 1996, quando 169 pessoas morreram e 50 mil casas foram destruídas.
Milhares de pessoas tiveram que abandonar suas casas e buscar refúgio em áreas mais altas, enquanto cerca de 100 famílias foram evacuadas na localidade de Stung Treng, a capital provincial. "Vários moradores morreram e as infraestruturas estão destruídas. Também nos preocupa que seus cultivos tenham sido destruídos, o que afeta sua subsistência", disse o governador local, Duon Pov.
Na Tailândia, nove pessoas morreram por causa das inundações que atingem 27 das 76 províncias do país, segundo o "Bangcoc Post".
As autoridades descartaram que Bangcoc, a capital, venha a sofrer com as chuvas como em 2011, quando ficou parcialmente inundada pelas enchentes que causaram 745 mortes em todo o país e bilhões de dólares de prejuízos para a indústria tailandesa.