O homem que escalou uma das cercas da Casa Branca e invadiu a residência do presidente americano na noite da última sexta-feira tinha mais de 800 cartuchos de bala e duas machadinhas em seu carro, estacionado a algumas quadras do local, e havia sido preso em julho com um rifle e um mapa com uma marcação sobre o edifício oficial.
A informação foi divulgada ontem por um procurador federal, durante audiência com o invasor, o texano Omar J. Gonzalez, de 42 anos. Ele havia sido detido há dois meses pela polícia estadual da Virgínia quando seu Ford Bronco 1996 foi parado numa estrada do estado. No carro, havia pelo menos três armas automáticas com munição. Gonzalez também teria sido parado - mas não detido - em agosto, quando circulava pelos arredores da Casa Branca com uma machadinha.
Detenção
Após a audiência de 20 minutos, o juiz ordenou que o invasor fosse mantido detido até 1º de outubro. Gonzalez, que segundo parentes, teria servido no Iraque como atirador de elite, conseguiu pular, por volta de 19h20 (20h20 no Brasil) de sexta, a cerca voltada para a Pennsylvania Avenue, um dos pontos mais visitados por turistas que querem tirar fotos da Casa Branca.
Em questões de segundos, correu os aproximadamente 65 metros que separam o prédio do portão sem ser detido.
O invasor, que carregava uma faca de cerca de 6,5 cm, abriu a porta do pórtico norte e entrou no edifício, sendo imobilizado por um agente que estava do lado de dentro. Segundo o jornal Washington Post, foi a primeira vez que uma invasão dessa gravidade ocorreu.