A Igreja Católica acobertou casos de abuso sexual de padres contra jovens por décadas em uma diocese da Irlanda, concluiu uma investigação do governo.
O relatório da investigação, de 270 páginas, foi publicado na terça-feira, com detalhes de como a Igreja tratou cem acusações de abuso contra 21 padres da diocese de Ferns, no condado de Wexford, desde meados dos anos 1960. Entre as alegações há acusações de estupro.
"Peço desculpas a todos os que sofreram dor duradoura nas mãos de abusadores dentro da Igreja. A traição da confiança é horrenda. Hoje a Igreja está envergonhada por suas falhas passadas em relação à proteção das crianças", disse em nota o chefe da Igreja Católica Romana na Irlanda, Sean Brady.
"Fica claro no relatório que não foram tomadas medidas para proteger crianças vulneráveis ao longo de um período de muitos anos", disse em nota oficial o ministro para a Infância, Brian Lenihan.
"Em nome do governo quero condenar nos termos mais veementes possíveis a constante falha e a negligência daqueles que ocupam cargos de confiana da diocese de Ferns", afirmou o ministro.