O Ministério Público de Paris informou nesta terça-feira (9) que a campanha presidencial de 2022 de Marine Le Pen, do partido de direita nacionalista Reagrupamento Nacional (RN), está sendo investigada por suspeitas de financiamento ilegal.
Segundo a promotoria, a investigação apura indícios de seis possíveis crimes, entre eles, desvio de fundos por pessoas que exercem função pública, falsificação de documentos e aceitação por um candidato em campanha eleitoral de um empréstimo de uma entidade.
Outros possíveis crimes investigados são empréstimo de uma entidade a um candidato em campanha, fraude contra uma pessoa pública e utilização de documentos falsificados.
A investigação foi aberta no dia 2 de julho e está a cargo da brigada financeira da polícia, que atua sob a supervisão de um juiz relator. O Ministério Público tomou a decisão de abrir a investigação após avaliar um relatório que lhe foi transmitido pela Comissão Nacional de Contas de Campanha e Financiamentos Políticos (CNCCFP).
Na eleição presidencial de 2022, Le Pen concorreu pela terceira vez ao cargo e foi derrotada no segundo turno por Emmanuel Macron. Entretanto, sua performance na votação final foi bastante superior à de 2017, quando também havia chegado ao segundo turno: teve 41% dos votos, contra 34% cinco anos antes.
Um integrante do RN disse à agência Associated Press que o partido de Le Pen ficou surpreso com a notícia da investigação.
“Estou muito surpreso porque as nossas despesas de campanha foram aprovadas em dezembro de 2022 e quitadas em fevereiro de 2023”, afirmou.
“Não sabemos do que se trata. Soubemos que uma investigação foi aberta, como todo mundo, pela [emissora francesa] BFMTV esta manhã”, disse o correligionário de Le Pen. (Com Agência EFE)
Racha político no Maranhão chega ao STF com suspeitas sobre assessores de Dino
Governo entrega PEC da Segurança Pública para Motta, que dará prioridade ao tema
Tarifaço aumenta rejeição a Trump e EUA entre brasileiros, diz pesquisa
Suprema Corte dos EUA derruba bloqueio à deportação de criminosos venezuelanos