O Serviço de Segurança da Suécia informou nesta quinta-feira (6) que investigações que estão sendo feitas pelas autoridades suecas e dinamarquesas indicaram evidências de detonações nos gasodutos Nord Stream 1 e 2, que ligam a Rússia à Europa Ocidental através do Mar Báltico.
“Depois de concluir a investigação da cena do crime, o Serviço de Segurança Sueco pode concluir que houve detonações no Nord Stream 1 e 2 na zona econômica sueca”, afirmou o serviço, segundo informações da agência Reuters.
Material recolhido no local será analisado. O Serviço de Segurança Sueco acrescentou que as evidências “fortaleceram as suspeitas de sabotagem grosseira”.
Na semana passada, quatro vazamentos nos dois gasodutos foram detectados, o que motivou suspeitas de sabotagem. A Rússia acusa o Ocidente, que por sua vez desconfia de ação de Moscou para intensificar as tensões sobre o fornecimento de gás à Europa no contexto da guerra da Ucrânia e para aumentar os preços do combustível.
A Rússia disse que não foi convidada a participar das investigações, o que, segundo o Kremlin, inviabilizaria uma “investigação objetiva”.