O governo iraniano afirmou hoje que a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA, na sigla em inglês) está lançando uma "guerra psicológica" contra o país persa. Segundo a administração iraniana, a CIA sabe que o programa nuclear da república islâmica não tem fins militares.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano rechaçou os comentários do diretor da CIA, Leon Panetta, de que o Irã pode ter armas nucleares preparadas e que estariam prontas para uso em 2012.
"Essas declarações caem no âmbito da guerra psicológica, destinada a criar uma percepção negativa sobre as atividades nucleares pacíficas do Irã", disse o porta-voz, em referência aos comentários feitos ontem por Panetta. "Os funcionários americanos, especialmente o aparato de inteligência deles, sabem que o programa nuclear do Irã não é de modo algum militar, mas voltado para fins pacíficos", afirmou o porta-voz.
Países liderados pelos EUA temem que o Irã busque secretamente armas nucleares, mas Teerã sempre alegou ter apenas fins pacíficos, como a produção de energia. As informações são da Dow Jones.