Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ameaça Nucelar

Irã alerta que qualquer ataque ao país iniciaria "Guerra Mundial"

Um comandante sênior do Exército do Irã alertou que qualquer ataque dos EUA ou de Israel na República Islâmica iniciaria uma Guerra Mundial, divulgou a agência de notícias estatal IRNA. O país está sob pressão internacional para interromper o programa de enriquecimento de urânio.

"A ganância desenfreada da liderança dos EUA e do sionismo global... está gradualmente levando o mundo para a beira de um precipício", disse o vice-líder da equipe de propaganda de defesa, o general de brigada Masoud Jazayeri, citando a inquietação no Afeganistão, no Iraque, no Sudão e na Geórgia.

"É evidente que se tal desafio ocorrer, os regimes falsos e artificiais serão eliminados antes de qualquer coisa", completou Jazayeri, sem citar um país.

O Irã não reconhece Israel, que costuma ser descrito por autoridades no Teerã como "um falso regime".

Os EUA e Israel acusam o Irã de tentar produzir armas nucleares sob o disfarce de um programa nuclear civil. O Irã diversas vezes negou as alegações, insistindo que o programa tem como único objetivo fornecer eletricidade para a população quando as reservas de combustível natural acabarem.

Os EUA nunca descartaram uma ação militar contra o Irã devido à oposição do país às exigências internacionais para interromper o enriquecimento, mas por enquanto tem buscado uma rota diplomática, com pedidos de mais sanções.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.