O governo do Irã ameaçou nesta terça-feira (8) países árabes do Golfo Pérsico que permitirem que seu espaço aéreo ou bases militares nos seus territórios sejam utilizados para atacar o território persa.
“O Irã deixou claro que qualquer ação de um país do Golfo Pérsico contra Teerã, seja por meio do uso do espaço aéreo ou de bases militares, será considerada por Teerã como uma ação tomada por todo o grupo, e Teerã responderá de acordo”, disse um alto funcionário iraniano à agência Reuters.
“A mensagem enfatizou a necessidade de unidade regional contra Israel e a importância de garantir estabilidade [regional]. Também deixou claro que qualquer assistência a Israel, como permitir o uso do espaço aéreo de um país local para ações contra o Irã, é inaceitável”, acrescentou.
O Irã aguarda uma resposta de Israel a um ataque iraniano com cerca de 200 mísseis contra o território israelense na semana passada, a maioria deles interceptada.
Dos países árabes do Golfo Pérsico, apenas os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein têm relações diplomáticas com Israel. Ambos possuem bases militares dos Estados Unidos, aliados de Israel, assim como Catar, Kuwait e Arábia Saudita, que não têm relações com os israelenses.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink