O governo do Irã anunciou neste domingo (29) planos de construir 10 novas usinas de enriquecimento de urânio e disse que os trabalhos começarão dentro de dois meses, segundo informações da rádio estatal IRIB.

CARREGANDO :)

A construção dessas novas fábricas deve deixar ainda mais tensas as relações com os países do Ocidente, que suspeitam que a república islâmica quer desenvolver bombas nucleares, intenção negada por Teerã.

Na última sexta-feira (27), o corpo governamental da agência de vigilância nuclear da ONU aprovou censura ao Irã pelo desenvolvimento de uma usina de enriquecimento de urânio e pediu que o projeto seja congelado imediatamente.

Publicidade

A resolução, que foi aprovada por uma margem de 25-3, com seis abstenções, foi a primeira feita pelo conselho governamental de 35 países em quase quatro anos. Com um raro apoio russo e chinês, ela é quase uma mensagem da irritação internacional com o segredo nuclear iraniano.

Mas não ficou claro se a medida, patrocinada por seis potências mundiais, poderia se traduzir em apoio da Rússia e da China para sanções que os líderes ocidentais possam aplicar ao Irã caso o país não comece a dispersar as suspeitas sobre sua ambição nuclear.