• Carregando...

O Irã anunciou neste domingo planos para construir duas usinas nucleares para a produção de energia elétrica. Envolvido numa disputa com potências ocidentais por causa de suas ambições nucleares, o país vai abrir nos próximos dias ofertas para empresas internacionais interessadas no negócio.

O vice-chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Ahmad Fayyazbakhsh, explicou que as novas instalações terão capacidade conjunta para gerar entre dois mil e 3.200 megawatts. Em coletiva de imprensa em Teerã, Fayyazbakhsh disse ainda que as usinas serão instaladas em Bushehr, cidade portuária ao sudoeste do país onde engenheiros russos constroem uma central atômica.

Potências ocidentais temem que os planos nucleares civis do Irã sejam uma fachada para o desenvolvimento de um programa militar, acusação que Teerã rechaça.

- Como temos a capacidade de produzir combustível nuclear dentro do país, a longo prazo, parte do combustível para os reatores será entregue pelo Irã e o resto será importado - acrescentou Fayyazbakhsh.

O Ocidente está preocupado principalmente com o trabalho de enriquecimento de urânio, procedimento que serve para fabricar combustível nuclear e que também pode ser utilizado para criar material para bombas atômicas.

Na coletiva, Fayyazbakhsh foi indagado sobre o interesse de empresas européias nos planos de oferta do Irã.

- Em reuniões privadas, elas mostraram interesse sério em participar - declarou ele, sem identificar nomes. - Qualquer companhia pode participar - sustentou.

Numa declaração neste domingo à emissora de TV "Al-Jazeera", o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica, Mohamad ElBaradei, afirmou que o Irã "está muito distante" de produzir armas nucleares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]