Teerã (Folhapress/ EFE) – O Irã confirmou oficialmente ontem que retomou as atividades de enriquecimento de urânio, que tinham sido suspensas pelo país para facilitar o diálogo com a União Européia (UE) sobre o programa nuclear. A informação já havia sido divulgada na segunda-feira por diplomatas em Viena, onde fica a sede da agência nuclear da ONU.

CARREGANDO :)

Segundo o vice-secretário-geral do Conselho de Segurança Nacional do Irã, Javad Vaeidi, as atividades foram retomadas na usina nuclear de Natanz, sob ordem do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

Vaeidi também afirmou que seu país deve retomar na próxima semana as negociações com Moscou para transferir as atividades de enriquecimento de urânio para território russo – proposta elaborada para diminuir o temor dos países ocidentais de que o Irã planeje construir armas nucleares.

Publicidade

Na segunda-feira, o Irã havia informado que as negociações com a Rússia – que deveriam ser retomadas na quinta-feira – estavam suspensas por tempo indeterminado. "As conversas com a Rússia continuam", afirmou Vaeidi, acrescentando que uma delegação iraniana deve ir a Moscou em 20 de fevereiro. No entanto, em Moscou, o porta-voz do Ministério russo das Relações Exteriores, Mikhail Kamynin, não confirmou a data.

O ministro de Assuntos Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, rejeitou ontem a possibilidade de o Conselho de Segurança da ONU impor sanções ao Irã por seu polêmico programa atômico.