O Irã convidou os chefes de Estado e de Governo presentes na 16ª Cúpula do Movimento de Países Não-Alinhados (MPNA) a visitar suas instalações nucleares, informou neste domingo o site da reunião.

CARREGANDO :)

"Dentro do programa paralelo da Cúpula dos Não-Alinhados, que será realizada nos dias 30 e 31 de agosto em Teerã, o Irã convidou os chefes de Estado e de Governo a visitar suas instalações nucleares", disse ao site o deputado Mansur Hagigatpur, da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento.

De acordo com Hagigatpur, "o presidente (do Egito, Mohammed) Mursi visitará as instalações nucleares de Bushehr", onde está a única central elétrica atômica do Irã, que ainda não funciona a pleno rendimento.

Publicidade

A visita de Mursi a Bushehr não foi confirmada por seu governo nem por outras fontes.

"Estas visitas estão programadas para resistir à propaganda contra a República Islâmica do Irã e às absurdas acusações de que o Irã pretende fabricar armas nucleares", acrescentou Hagigatpur.

Previamente, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Ramin Mehmanparast, havia destacado que, se os participantes da Cúpula dos Não-Alinhados desejassem, poderiam organizar visitas às instalações nucleares do país.

O Irã está submetido a sanções internacionais da ONU, e também da União Europeia, Estados Unidos e outros países, pela suspeita que seu programa nuclear poderia ter uma vertente militar.

Teerã assegura que não renunciará a seu programa atômico, que afirma estar de acordo com o Tratado de Não-Proliferação, do qual é signatário, e considera que as sanções são injustas e ilegais.

Publicidade