O Irã escolheu o local e começou a projetar uma nova usina nuclear de 360 megawatts, disse uma autoridade sênior do programa atômico iraniano em declarações publicadas no domingo.
O Irã ainda tem que completar a construção de sua primeira usina nuclear, e tinha enviado sinais contraditórios sobre o estágio da planejada segunda usina. Um funcionário iraniano havia dito esse ano que o trabalho de construção já tinha começado.
A República Islâmica está envolvida numa disputa sobre seu projeto nuclear, que o Ocidente diz que se destina a produzir armas atômicas, enquanto Teerã garante que é para gerar energia elétrica.
"Estamos envolvidos na fase de design desta usina", disse o vice-chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Mohammad Saeedi, referindo-se aos planos para a segunda usina nuclear, a ser construída na área de Darkhovin, no sudoeste do Irã.
"O local já foi escolhido e o processo de preparação para as obras está em curso", disse Saeedi, segundo a agência oficial de notícias IRNA.
A primeira usina nuclear iraniana, com capacidade de 1.000 MW, está sendo construída pela Rússia na cidade portuária de Bushehr. O Irã planeja construir usinas nucleares com a capacidade total de 20.000 MW até 2020.
Autoridades iranianas disseram que o país, que tem a segunda maior reserva de gás e petróleo do mundo, quer a energia nuclear para poder exportar mais os seus hidrocarbonetos.