O Irã anunciou nesta quarta-feira (15) que respondeu à chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, que ficará satisfeito em retomar as negociações sobre seu programa nuclear com o Grupo 5+1 (os cinco membros do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha)
Em comunicado dirigido a Catherine, que é coordenadora do 5+1, o negociador-chefe e secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Saeed Jalili, disse que o governo do país está satisfeito com a disposição do grupo em retomar as conversas sobre o assunto.
O negociador iraniano afirmou que "a volta das negociações é a melhor maneira de ampliar a cooperação entre as duas partes", por isso espera uma "atitude positiva" de ambas. Ainda não há uma data e um dia marcado para o encontro.
Jalili enalteceu o fato de Catherine ter admitido que o Irã tem o direito de manter um programa nuclear com fins pacíficos.
Em 1º de fevereiro, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Ali Akbar Salehi, reiterou a disposição de Teerã de reiniciar as negociações sobre seu programa nuclear com o 5+1, um dia depois de uma missão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) finalizar uma visita de três dias ao país.
As duas rodadas anteriores de encontros entre Irã e o 5+1, que aconteceram em dezembro de 2010 e janeiro de 2011, em Genebra e Istambul, terminaram sem acordos.
Em outubro do ano passado, a chefe da diplomacia europeia convidou o negociador-chefe do programa nuclear iraniano a uma nova negociação.
O chefe da missão da AIEA que visitou Teerã, o diretor adjunto do organismo, Herman Naeckerts, contou que as autoridades iranianas disseram estar dispostas a resolver todas as dúvidas e suspeitas sobre a possível natureza militar do programa nuclear do país.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião