O Irã voltou a afirmar nesta segunda-feira (28) que utilizará todos os meios ao seu dispor para responder de forma "decisiva" ao ataque de Israel. A declaração foi dada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Teerã, Esmaeil Baghaei.
“Usaremos todos os meios ao nosso dispor para dar uma resposta decisiva”, disse o diplomata em sua coletiva de imprensa semanal, segundo informou a Press TV e a agência Reuters.
Baghaei enfatizou que o regime do Irã “responderá no momento adequado” de uma forma que esteja “de acordo com o tipo de agressão” que sofreu, em referência ao ataque de sábado contra alvos militares em três províncias do país.
Na mesma mensagem, o porta-voz disse que “está ocorrendo uma movimentação em nível mundial dada a tensão” entre os países, em uma possível referência a conversas indiretas com os Estados Unidos. “A diplomacia e o campo de batalha são complementares”, acrescentou.
No sábado (26), Israel atacou alvos militares em três províncias do país, incluindo Teerã, em bombardeios que causaram a morte de pelo menos cinco pessoas, incluindo quatro soldados e um civil.
O ataque foi uma resposta ao lançamento pelo Irã, em 1º de outubro, de 180 mísseis contra Israel, após a morte de lideranças importantes aliadas a Teerã, como o secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, e os chefes do Hamas, Ismail Haniya e Yahya Sinwar.
As autoridades iranianas se manifestaram sobre o ataque de sábado com alguma cautela. As Forças Armadas garantiram que o país sofreu apenas “danos limitados” em “alguns radares”.
Por sua vez, o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, disse que seria um erro minimizar o ataque, mas seu tom foi mais moderado do que em outras ocasiões.
Deixe sua opinião