Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do Irã, Mahmud Ahmadinejad, disseram estar convencidos de que a aliança estratégica bilateral entre ambos, reforçada pela visita de 30 horas do dirigente iraniano à Venezuela " será um benefício a todos os povos". Ao desembarcar no aeroporto de Caracas, Ahmadinejad disse que se sente feliz em chegar a um país com um povo heróico e líderes valentes e inteligentes. Chávez, por sua vez, destacou alguns acordos que serão firmados entre os dois governos, todos com transferência de tecnologia iraniana à Venezuela, mas nenhum relacionado à criação de uma bomba atômica.
- Já começaram os ataques dos imperialistas, que dizem que o Irã vem buscar urânio e que nós já o produzimos. A aliança estratégica entre esses dois países já tem mais de sete anos e depois dessa reunião histórica avançaremos mais para que a cooperação atinja a união sul-sul que salvará este planeta. O imperialismo norte-americano está em decadência - disse Chávez.
A última visita de um presidente iraniano à Venezuela foi a de Mohamed Jatami em março de 2005, quando foram firmados 25 acordos de cooperação marítima e para construção de casas. Chávez já fez cinco visitas ao Irã, a última em julho passado.
Deixe sua opinião