Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tragédia

Irã encerra buscas por sobreviventes após terremoto que matou mais de 500

Ao menos 30 mil casas foram destruídas pelos tremores de terra no Irã | POURIA PAKIZEH/AFP
Ao menos 30 mil casas foram destruídas pelos tremores de terra no Irã (Foto: POURIA PAKIZEH/AFP)


O Irã encerrou nesta terça-feira (14) as buscas por sobreviventes do terremoto que atingiu o país no domingo (12), enquanto o número de mortos chegou a 537 no país, de acordo com a TV estatal. Mais de 8 mil pessoas ficaram feridas. Oito pessoas também morreram no Iraque. O tremor de terra já é considerado o que mais matou neste ano.

Em setembro, um abalo sísmico deixou 369 mortos no México.

O terremoto de magnitude 7,3 atingiu no domingo (12) atingiu cidades e vilarejos na área montanhosa da província de Kermanshah, que faz fronteira com o Iraque, quando muitas pessoas estavam em casa dormindo. Ao menos 14 províncias iranianas foram atingidas. A cidade de Sarpol-e Zahab foi a mais afetada.

Os sobreviventes nas áreas atingidas no Irã agora lutam para sobreviver à falta de luz e energia e ao frio que atinge a região.  

"Mais pessoas vão morrer por causa do frio. Minha família vive próxima a Sarpol-e Zahab e eu não posso nem ir lá, não sei se estão vivos ou mortos", disse à agência Reuters Rojan Meshkat, 38, que mora na região.  

Pelo menos 30 mil casas e duas vilas na região foram destruídas pelos tremores.  

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, chegou na manhã desta terça à área atingida pelo terremoto e prometeu que o governo "usará todos as suas forças para solucionar os problemas no menor tempo possível".  

A televisão estatal afirmou que milhares de pessoas estão se amontoando em acampamentos improvisados, enquanto outros passaram a segunda noite ao ar livre, com medo de mais tremores após 193 abalos secundários.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.