Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Irã enforca 12 condenados por crimes "sérios"

Autoridades iranianas enforcaram neste domingo (15) 12 pessoas condenadas por vários crimes sérios na cidade de Shiraz, no sul do país, segundo a agência de notícias Mehr. Sete dos executados foram considerados culpados por tráfico de drogas. Os outros cinco foram sentenciados à morte por estupro, sequestro e roubo à mão armada.

As mortes elevam para 15 o número de enforcamentos realizados no Irá desde o começo deste ano, de acordo com a agência France Press. Na semana passada, a União Europeia (UE) expressou preocupação sobre o número de execuções no Irã em 2011, e pediu que "milhares" de condenados no corredor da morte tenham a pena comutada. No ano passado, 277 pessoas foram enforcadas, mostrou uma contagem da France Press.

Em 2010, o grupo Human Rights Watch contabilizou 388 execuções, enquanto a Anistia Internacional apontou 252. O Irã é um dos principais adeptos da pena capital no mundo, distinção compartilhada com a China, a Arábia Saudita e os Estados Unidos. O país islâmico afirma que a pena de morte é essencial para manter a lei e a ordem, e é aplicada apenas após exaustivos processos judiciais. As informações são da Dow Jones.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.