O Irã informou nesta terça-feira que está pronto a enviar o seu urânio ao exterior para enriquecimento, como foi pedido pelas Nações Unidas.
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, anunciou a decisão na terça-feira, em entrevista à televisão estatal iraniana. Ele disse que o Irã não terá nenhum "problema" em enviar ao Ocidente seu urânio com baixo enriquecimento e recebê-lo meses depois quando estiver enriquecido em 20%.
A decisão representa uma significativa mudança de posição do Irã Durante meses, funcionários iranianos usaram a mídia para criticar o plano e oferecer alternativas que não foram aceitas pelas Nações Unidas.
O Ocidente suspeita que o programa nuclear iraniano tenha como objetivo o desenvolvimento de uma bomba atômica. O Irã nega a acusação.
Troca de prisioneiros
O presidente iraniano disse nesta terça-feira que três cidadãos norte-americanos detidos no Irã e acusados de espionagem podem ser trocados com iranianos presos nos Estados Unidos.
"Não queremos ter ninguém na cadeia. Algumas discussões estão em andamento para a troca dos três com iranianos detidos nos Estados Unidos", disse Ahmadinejad à televisão estatal.
Ele não esclareceu se o diálogo foi mantido com autoridades norte-americanas.
Os três norte-americanos foram detidos depois que entraram em território iraniano pelo norte do Iraque no fim de julho, complicando ainda mais as relações entre Teerã e Washington, já abaladas pelo programa nuclear do Irã.