Um barco iraniano com ajuda humanitária deve partir do porto de Bandar Abbas, cidade portuária no sul do país, para uma jornada de 14 dias até a Faixa de Gaza, afirmou um funcionário do Crescente Vermelho, citado hoje pela agência Isna. A embarcação "Crianças de Gaza" deve ser carregada até o sábado e parte no dia seguinte para Gaza, confirmou Abdolraouf Adibzadeh, o porta-voz do projeto.
Segundo ele, o navio contará apenas com dez pessoas a bordo, cinco repórteres e cinco funcionários do Crescente Vermelho. "O navio tem 1.100 toneladas de ajuda, incluindo remédios e alimentos como farinha, água mineral, arroz, óleo de cozinha, latas de atum, além de sabão, cobertores e algumas roupas, balões e bonecos para as crianças", listou Adibzadeh.
A Faixa de Gaza enfrenta um bloqueio de Israel. A decisão iraniana de enviar o navio ocorre após um comando israelense interceptar uma flotilha que seguia para Gaza com ajuda humanitária, em 31 de maio, em uma ação que deixou nove ativistas mortos e causou condenação internacional.
O Crescente Vermelho enviou um navio para Gaza em dezembro de 2008, mas a Marinha israelense impediu que ele chegasse ao empobrecido território palestino. A república islâmica não reconhece Israel e as relações pioraram nos últimos anos, com os ataques do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, contra o Estado israelense. As informações são da Dow Jones.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas