A emissora estatal do Irã lançará, na próxima semana, um canal 24 horas de notícias via satélite em inglês para competir com serviços ocidentais, disse nesta terça-feira uma autoridade do país.
A emissora de Teerã PRESS TV inicia as transmissões a partir de segunda-feira, com uma equipe de iranianos e estrangeiros, e tentará competir com canais como CNN e BBC World, afirmou à Reuters Nader Rad, chefe da programação ao vivo.
"As notícias são cobertas principalmente pela mídia ocidental. Gostaríamos de ter nossa visão nisso", observou ele. "Eles (os canais ocidentais) não costumam cobrir toda a história...As notícias sobre o Iraque não cobrem todas as perspectivas. As notícias sobre Palestina e Beirute também são assim."
Rad disse que entre os funcionários há britânicos e norte-americanos. A PRESS TV tem jornalistas em Washington, Nova York, Londres, Beirute e Damasco, e planeja ter equipes em Bagdá e no Cairo, segundo ele.
O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, costuma esbravejar contra o Ocidente por tentar impor suas políticas sobre o resto do mundo. Atualmente, o Irã está envolvido em uma crise com potências ocidentais, que acusam o país de tentar construir bombas atômicas, algo que Teerã nega.
A emissora estatal iraniana já tem um canal em árabe chamado Al-Alam e o Jaam-e Jam, em idioma persa.
Oficialmente, os iranianos não podem ver estes canais em casa, já que as antenas de satélite são proibidas. Na prática, porém, as antenas são vistas em telhados de Teerã e em outras partes do país.
De acordo com Rad, a PRESS TV terá boletins noticiosos, programas de entrevistas e documentários. Alguns serão comprados fora.
Deixe sua opinião