A Guarda Revolucionária do Irã anunciou nesta quarta-feira (22) que colocou em órbita o primeiro satélite militar do país. Segundo a TV estatal iraniana, o satélite Noor (luz) foi lançado na manhã desta quarta, do deserto central do Irã. Ele está orbitando a 425 km acima da superfície da terra. O sucesso da operação vem após pelo menos duas tentativas falhas do Irã de lançar os satélites Payam e Doosti no ano passado, segundo a Associated Press.
Os Estados Unidos sustentam que que lançamentos como este antecipam o programa de mísseis balísticos do Irã. A Guarda Revolucionária iraniana, considerada um grupo terrorista pelos americanos, disse que usou um portador de satélite chamado Ghased para colocar o dispositivo no espaço, sem dar mais detalhes sobre a tecnologia, apenas de que se tratava de tecnologia local.
"Após essa importante conquista, demos um salto no campo da expansão da inteligência estratégica", disse o major-general Hossein Salami após o lançamento do Noor, acrescentando ainda que o satélite proporciona bases poderosas em guerras de inteligência. "As sanções [dos EUA] não são um obstáculo no caminho do nosso progresso".
Abaixo, um vídeo do lançamento publicado pela agência de notícias iraniana Irib News.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast