O Irã está envolvido na produção de novas gerações de centrífugas nucleares para o enriquecimento de urânio, com planos de utilizá-las em março de 2011, informou o diretor da Organização de Energia Atômica do Irã à agência de notícias semioficial, Fars, na sexta-feira.
"Estamos produzindo uma nova geração de centrífugas chamadas IR3 e IR4... Pretendemos usá-las até 2011 após eliminar problemas e defeitos", disse Ali Akbar Salehi à Fars. "Nós temos mais de 6 mil centrífugas ativas".
O Irã está atualmente em conflito com o Ocidente sobre suas atividades nucleares que os Estados Unidos e seus aliados europeus temem ser um disfarce para construir bombas.
O Irã, o quinto maior exportador mundial de petróleo, defende que seu programa nuclear tem como objetivo a geração de energia elétrica para que o país possa exportar mais gás natural e petróleo.
A República Islâmica divulgou em outubro que pretendia usar uma nova geração de centrífugas mais rápidas para enriquecer o urânio em sua nova instalação nuclear recentemente divulgada, próximo à cidade central de Qom.
Especialistas em energia nuclear afirmam que o novo modelo de centrífugas é capaz de duplicar ou triplicar o nível de produção.
Drex: o que é o “real digital” e por que a direita está em campanha contra ele
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Enquete: qual é a sua opinião sobre o fim da jornada 6×1?
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula