O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, prometeu nesta segunda-feira uma retaliação iraniana séria se os Estados Unidos decidirem atacar seu país, que está em um impasse com o Ocidente sobre seu programa nuclear.
- Eles percebem que se cometerem tal erro a retaliação do Irã será severa e eles se arrependerão - disse Ahmadinejad em entrevista coletiva nos Emirados Árabes Unidos.
Ahmadinejad pediu aos Estados árabes do Golfo Pérsico uma cooperação em material de defesa. O presidente do Irã também exigiu a retirada das tropas estrangeiras nessa área, ao considerar que somente trazem danos.
Ahmadinejad confirmou que a República Islâmica negociará com os EUA sobre o Iraque, e destacou que os dois países estão de acordo sobre a realização de conversas em Bagdá, com a presença de representantes do governo iraquiano, sem detalhar as datas.
- Estamos decididos a proteger esta região - disse Ahmedinejad na coletiva que durou uma hora e com a que concluiu a visita aos Emirados Árabes Unidos, a primeira de um chefe de governo iraniano a este país em mais de três décadas.