O Irã apresentou neste domingo (11) uma sonda não tripulada que teria sido copiada de um drone norte-americano capturado em dezembro de 2011.
"Nossos engenheiros conseguiram desvendar os segredos da sonda e copiá-los. A aeronave será submetida em breve a um voo teste", diz uma autoridade iraniana em filmagem da emissora estatal de televisão do país.
A emissora também exibiu imagens nas quais o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, visita uma exibição organizada pela Guarda Revolucionária para expor avanços militares recentes. A filmagem mostra dois drones praticamente idênticos.
"Este drone é muito importante para missões de reconhecimento", diz o aiatolá parado em frente à imitação da aeronave dos Estados Unidos.
O Irã capturou a sonda aérea RQ-170 Sentinel em dezembro de 2011. O drone norte-americano sobrevoava o território iraniano, acredita-se, em missão de espionagem. O aparelho estava praticamente intacto quando foi capturado. Os iranianos afirmam que conseguiram hackear a sonda e pousá-la. Os norte-americanos alegam ter perdido o controle da aeronave. Fonte: Dow Jones Newswires.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano