O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, defendeu as manifestações contra Israel nas universidades americanas| Foto: EFE/EPA/Abedin Taherkenareh
Ouça este conteúdo

O Irã anunciou nesta quarta-feira (3) a imposição de sanções contra 11 policiais dos EUA por seu papel na "repressão brutal" de protestos contra Israel em universidades americanas.

CARREGANDO :)

"O Ministério das Relações Exteriores da República Islâmica designa os seguintes indivíduos americanos por seu envolvimento na violação dos direitos humanos na repressão de protestos pacíficos de estudantes universitários e professores nos EUA que apoiavam a nação palestina oprimida contra os crimes do regime sionista em Gaza", declarou a chancelaria iraniana em comunicado.

Entre os sancionados estão o comissário do Departamento de Segurança Pública da Geórgia, William Billy Hitchens; o comandante de Operações da Geórgia, Eddie Grier; a chefe do Departamento de Polícia da Universidade da Flórida, Linda J. Stump-Kurnick; e a chefe do Departamento de Polícia Metropolitana do Distrito de Columbia, Pamela A. Smith.

Publicidade

A eles se juntam o vice-chefe da Polícia Metropolitana de Georgetown, Jeffery Carroll, e o comissário de polícia de Boston, Michael Cox, e outros.

As sanções proíbem os indivíduos afetados de entrar no Irã, ordenam o confisco de suas propriedades e bens em solo iraniano e bloqueiam suas contas bancárias no país.

O regime de Teerã expressou seu apoio aos estudantes dos EUA que pediram às universidades que interrompessem vínculos com Israel devido à guerra com o Hamas, grupo terrorista financiado pelo Irã.

"Jovens estudantes americanos! Vocês agora se colocaram no lado certo da história", disse o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, em um pronunciamento oficial em maio.

"Vocês hoje fazem parte do Eixo de Resistência e, sob pressão brutal de seu governo, que defende abertamente o implacável regime usurpador sionista, iniciaram uma luta honrosa", afirmou a principal autoridade política do Irã.

Publicidade

O chamado Eixo de Resistência é uma aliança anti-Israel liderada pelo Irã e composta pelos houthis do Iêmen, o grupo palestino Hamas, o líbanês Hezbollah e outras milícias regionais.

Nos últimos meses, milhares de estudantes de universidades de todos os EUA tomaram os campi com manifestações e acampamentos para protestar contra a guerra na Faixa de Gaza, nas maiores mobilizações desse tipo em décadas.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]