• Carregando...
Presidente iraniano, Hassan Rouhani, conversa com o chefe da organização de tecnologia nuclear iraniana, Ali Akbar Salehi
Presidente iraniano, Hassan Rouhani, conversa com o chefe da organização de tecnologia nuclear iraniana, Ali Akbar Salehi, em 9 de abril| Foto: Distribuição/Presidência Iraniana/AFP

O Irã ultrapassou o limite do seu estoque de urânio enriquecido e se prepara para violar partes importantes do seu acordo nuclear na próxima semana, informaram duas agências de notícias iranianas nesta segunda-feira (1º).

O estoque da nação ultrapassou os 300 quilos de urânio enriquecido 3,67% que haviam sido estabelecidos como limite como parte do acordo nuclear de 2015, segundo a agência de notícias iraniana Fars. A república islâmica está se preparando para quebrar algumas cláusulas do acordo na semana que vem porque acredita que os signatários remanescentes fizeram progresso insuficiente em relação a benefícios econômicos prometidos, segundo a agência de notícias Tasnim.

Inspetores nucleares da Organização das Nações Unidas (ONU) confirmaram nesta segunda-feira que o Irã excedeu o limite em seus estoques de urânio enriquecido, segundo um porta-voz da Agência Internacional de Energia Atômica disse à Reuters.

Outras agências iranianas contradisseram a informação da Fars, que é alinhada a grupos que se opõem ao acordo nuclear. A agência oficial do Irã não relatou a violação do acordo.

As informações contraditórias podem indicar um debate sobre como o Irã deve responder às pesadas sanções impostas por Washington de um ano para cá. O Irã ameaçou repetidamente ultrapassar o limite de 300 quilos estabelecido pelo acordo se não tivesse algum alívio das sanções econômicas, argumentando que o país está limitado pelo acordo mas não recebe nenhum benefício econômico por isso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]