O Irã ultrapassou o limite do seu estoque de urânio enriquecido e se prepara para violar partes importantes do seu acordo nuclear na próxima semana, informaram duas agências de notícias iranianas nesta segunda-feira (1º).
O estoque da nação ultrapassou os 300 quilos de urânio enriquecido 3,67% que haviam sido estabelecidos como limite como parte do acordo nuclear de 2015, segundo a agência de notícias iraniana Fars. A república islâmica está se preparando para quebrar algumas cláusulas do acordo na semana que vem porque acredita que os signatários remanescentes fizeram progresso insuficiente em relação a benefícios econômicos prometidos, segundo a agência de notícias Tasnim.
Inspetores nucleares da Organização das Nações Unidas (ONU) confirmaram nesta segunda-feira que o Irã excedeu o limite em seus estoques de urânio enriquecido, segundo um porta-voz da Agência Internacional de Energia Atômica disse à Reuters.
Outras agências iranianas contradisseram a informação da Fars, que é alinhada a grupos que se opõem ao acordo nuclear. A agência oficial do Irã não relatou a violação do acordo.
As informações contraditórias podem indicar um debate sobre como o Irã deve responder às pesadas sanções impostas por Washington de um ano para cá. O Irã ameaçou repetidamente ultrapassar o limite de 300 quilos estabelecido pelo acordo se não tivesse algum alívio das sanções econômicas, argumentando que o país está limitado pelo acordo mas não recebe nenhum benefício econômico por isso.
PF indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento