Teerã (AE/EFE) O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse ao secretário-geral da Nações Unidas, Kofi Annan, que apresentará uma nova proposta sobre o programa nuclear do país assim que os integrantes de seu gabinete tomarem posse, informaram os meios de comunicação locais. Segundo autoridades de Teerã, o presidente conversou por telefone com Annan pouco antes de iniciar em Viena a reunião extraordinária da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para tratar da retomada das atividades nucleares iranianas. "Tenho novas propostas e iniciativas que apresentarei quando meu governo estiver organizado", disse Ahmadinejad, segundo a agência oficial.
Ahmadinejad explicou ao líder da ONU que seu país não cometeu nenhum ato ilegal ao retomar algumas das atividades da usina de Isfahan, no centro do Irã, e insistiu em afirmar que Teerã só quer tecnologia nuclear para uso pacífico.
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, manifestou ontem sua desconfiança em relação às intenções do Irã com seu programa nuclear, mas considerou "positivo" que o novo presidente iraniano tenha mostrado disposição em negociar. "Trabalharemos sobre formas de tratar com os iranianos se eles escolherem ignorar os pedidos do mundo", acrescentou Bush.