Teerã (AE/EFE) O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse ao secretário-geral da Nações Unidas, Kofi Annan, que apresentará uma nova proposta sobre o programa nuclear do país assim que os integrantes de seu gabinete tomarem posse, informaram os meios de comunicação locais. Segundo autoridades de Teerã, o presidente conversou por telefone com Annan pouco antes de iniciar em Viena a reunião extraordinária da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para tratar da retomada das atividades nucleares iranianas. "Tenho novas propostas e iniciativas que apresentarei quando meu governo estiver organizado", disse Ahmadinejad, segundo a agência oficial.
Ahmadinejad explicou ao líder da ONU que seu país não cometeu nenhum ato ilegal ao retomar algumas das atividades da usina de Isfahan, no centro do Irã, e insistiu em afirmar que Teerã só quer tecnologia nuclear para uso pacífico.
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, manifestou ontem sua desconfiança em relação às intenções do Irã com seu programa nuclear, mas considerou "positivo" que o novo presidente iraniano tenha mostrado disposição em negociar. "Trabalharemos sobre formas de tratar com os iranianos se eles escolherem ignorar os pedidos do mundo", acrescentou Bush.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais