• Carregando...

O governo do Iraque irá adotar um toque de recolher para veículos a fim de evitar ataques terroristas a fãs que estiverem celebrando a performance do país na final da copa Asiática de futebol.

A seleção, comandada pelo técnico brasileiro Jorvan Vieira, enfrenta a Arábia Saudita na final deste domingo.

O porta-voz da força militar do Iraque, o general Qassim Moussawi, disse que a proibição da circulação de carros será imposta das 16h (horário local) às 6h do dia seguinte.

Na última quarta-feira, dois carros-bomba explodiram no país, deixando 50 mortos, quando torcedores comemoravam a vitória sobre a Coréia do Sul, numa rara demonstração pública de felicidade que uniu a população e policiais.

As bombas explodiram em Mansour, Bagdá, e no leste da capital. Cerca de 130 pessoas ficaram feridas nas duas explosões.

Esta é a primeira vez que o Iraque vai a uma final de Copa da Ásia. O melhor desempenho do time no torneio havia sido o 4º lugar em 1976, no torneio jogado no Irã.

Jorvan Vieira já comandou as seleções de Marrocos (durante a Copa do México de 1986), Omã, Malásia, Kuwait e Egito, além de equipes da primeira e da segunda divisão em Portugal.

- Todos os responsáveis (pela segurança) estão se preparando contra atentados terroristas que visam as pessoas que estiverem comemorando - disse o general-de-brigada Qassim Atta, porta-voz das Forças Armadas do Iraque.

Vias de acesso em áreas importantes de Bagdá, como o bairro xiita de Karrada, foram bloqueadas antes do jogo de quarta-feira, e medidas semelhantes devem ser tomadas novamente para a final de domingo.

- Podemos realizar a segurança nas entradas para uma área, mas os residentes têm de apontar os estranhos nas ruas - disse o porta-voz do Ministério do Interior, Abdul Karim Khalaf. - É uma tarefa extremamente difícil, mas, com um pouco de organização, esperamos que as pessoas possam desfrutar da ocasião.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]