BAGDÁ - O governo iraquiano confirmou nesta sexta-feira que as tropas americanas finalizarão em julho a construção de uma nova prisão em Bagdá, para onde serão levados os detidos mantidos em Abu Ghraib. Segundo o subsecretário do Ministério da Justiça iraquiana, Busho Ibrahim, a nova prisão será localizada em uma base militar perto do aeroporto de Bagdá, no oeste da capital.
O comando militar americano anunciou que os prisioneiros na parte da prisão de Abu Ghraib administrada pelo Exército dos EUA - cerca de 4.500 internos - serão transferidos dentro de três meses para outra prisão próxima ao aeroporto.
Ibrahim assegurou que, na outra parte de Abu Ghraib, sob supervisão das autoridades do governo interino iraquiano, "já não existem detidos, pois foram transferidos a outras prisões iraquianas por razões de segurança".
- Enviamos cerca de 1.500 presos a outras prisões. É uma medida temporária, provocada pela deterioração da situação nas zonas próximas à prisão de Abu Ghraib - acrescentou Ibrahim.
A maior das prisões administrada pelos Estados Unidos no Iraque até o momento é a de Abu Ghraib, onde em 2004 foram registrados atos de torturas e maus-tratos que causaram indignação mundial.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais