• Carregando...

Bagdá – As forças de segurança iraquianas estão em alerta e um toque de recolher foi decretado para evitar violência caso Saddam Hussein seja condenado à morte hoje, quando uma corte dará o veredicto em seu julgamento por crimes contra a humanidade.

O principal advogado de Saddam, Khalil al-Dulaimi, disse na sexta-feira que o presidente deposto do Iraque acredita que a data de seu veredicto foi calculada para dar força ao presidente dos EUA, George W. Bush, antes das eleições de 7 de novembro nos Estados Unidos, e pediu um adiamento.

Ele também advertiu que poderá haver derramamento de sangue caso Saddam seja condenado à morte. Saddam, de 69 anos, e sete outros réus foram acusados de crimes contra a humanidade pela matança de 148 camponeses xiitas depois de um atentado contra a vida do ex-presidente na cidade de Dujail, em 1982.

Se condenado, Saddam deverá ser morto por enforcamento, perspectiva que, para o primeiro-ministro iraquiano, o xiita Nuri al-Maliki, não pode se prolongar mais. Mesmo condenado, o cumprimento da pena de morte pode levar vários meses, até mesmo anos, já que é necessário esperar que todos os pedidos de apelação sejam esgotados.

Ele deve voltar ao tribunal na terça-feira para outro julgamento, por genocídio contra a etnia curda. Na sexta-feira, o Ministério da Defesa cancelou a folga de todos os soldados do exército, em antecipação ao veredicto.

O toque de recolher decretado ontem vale para as principais províncias do Iraque e interfere inclusive no aeroporto de Bagdá, que foi fechado por tempo indeterminado. Vários grupos insurgentes árabes sunitas vêem o presidente deposto como figura-chave de sua resistência contra as tropas norte-americanas. Ele continua a ser uma figura profundamente causadora de discórdia num país tomado pela violência sectária entre a minoria árabe sunita, curdos e xiitas, que foram oprimidos por Saddam e agora dominam o poder político.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]