• Carregando...

Um general norte-americano disse na quarta-feira que as forças dos Estados Unidos deixaram a cargo das autoridades iraquianas todas as medidas de segurança para a execução de Saddam Hussein, inclusive revistas para impedir a entrada de celulares no local.

Um vídeo feito clandestinamente, aparentemente com um celular, mostra autoridades xiitas humilhando verbalmente Saddam instantes antes do enforcamento, o que provocou a ira dos sunitas e preocupação entre xiitas e curdos moderados.

Em entrevista coletiva na quarta-feira, o general William Caldwell, porta-voz das forças dos EUA no Iraque, comentou o vídeo, dizendo: ``Não foi nossa decisão o que aconteceu, mas teríamos feito diferente.''

``Não temos absolutamente nada a ver com a instalação onde aconteceu a execução'', afirmou Caldwell, acrescentando que as forças dos EUA levaram Saddam ao amanhecer para a prisão onde ele foi executado e saíram em seguida.

O governo iraquiano prometeu investigar a filmagem, que foi amplamente divulgada por TVs e sites.

Ao contrário do que declarou um promotor que acompanhou o enforcamento, Caldwell disse que as forças dos EUA não eram responsáveis por revistar os presentes e recolher seus celulares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]