O governo do Iraque informou que a partir deste domingo (20) aviões da Turquia estão proibidos de pousar nos aeroportos do país, após os turcos anunciarem uma medida similar, devido a uma disputa sobre dívidas iraquianas. "O ministro ordenou que os aviões turcos sejam proibidos de pousar nos aeroportos do Iraque a partir de amanhã", disse Karim al-Nuri, assessor de imprensa do ministro dos Transportes, Hadi al-Ameri. Segundo ele, a proibição inclui a região autônoma do Curdistão, no norte do país.
"Essa é uma reposta à decisão turca de proibir os aviões iraquianos de pousarem nos aeroportos da Turquia", comentou Nuri. "A postura do Iraque é certa e normal, considerando o que as autoridades turcas decidiram fazer, alguns dias atrás."
Segundo o assessor, a disputa está relacionada a uma dívida de milhões de dólares da estatal iraquiana Oil Marketing Organization com a Turquia. "Eles não encontraram uma forma de pressionar o Iraque a não ser proibindo nossos aviões de pousarem em seus aeroportos". As informações são da Dow Jones.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura