O partido Fine Gael está perto de conquistar o próximo governo da Irlanda, de acordo com pesquisa de boca de urna divulgada hoje. O resultado, se confirmado, representará uma reviravolta política histórica após o colapso do setor imobiliário levar o país para o limiar da bancarrota. A sondagem realizada pela emissora RTE mostrava que o Fine Gael tinha 36,1% das preferências dos eleitores, um número que pode colocar a legenda no poder, mas sem a maioria no Dail, a Câmara Baixa do Parlamento.
A pesquisa foi divulgada uma hora antes do início do processo de apuração dos votos da eleição, realizada na sexta-feira. Os eleitores irlandeses puniram nas urnas o partido governante Fianna Fail pelo desemprego de mais de 13%, pelo aumento dos impostos, corte nos empregos e pelo plano de resgate humilhante que a Irlanda teve de aceitar do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da União Europeia (UE). A sondagem revelou que o suporte ao partido Fianna Fail caiu drasticamente para o nível de 15,1%.
O levantamento, feito pessoalmente, ouviu 3.500 eleitores nas zonas de votação na sexta-feira e tem uma margem de erro de 2,5 pontos. Na eleição anterior, os números da pesquisa de boca de urna apontaram uma diferença de apenas um ponto para os resultados oficiais.
A apuração dos votos deve se prolongar durante todo o sábado, uma vez que a contagem toma por base o sistema de representatividade proporcional. Em cada rodada de contagem, o candidato menos votado é eliminado e os votos dele são direcionados para a segunda opção escolhida pelo eleitor. O processo continua até que todas as vagas sejam preenchidas.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa
Deixe sua opinião