Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pleito

Islâmicos dominam eleição parlamentar no Egito

Os islâmicos conquistaram o maior número de assentos na eleição para a Câmara Alta do Parlamento do Egito, ou Shura, afirmou a comissão eleitoral neste sábado. O resultado completa as eleições legislativas que levaram os islâmicos ao centro da política egípcia.

Uma autoridade da comissão informou que o Partido Justiça e Liberdade, da Irmandade Muçulmana, garantiu 105 assentos. O salafista Al-Nur ficou com 45, o liberal Wafd levou 14 e o Bloco Egípcio, 8. Outros 8 assentos ficaram com facções menores.

A eleição, que começou em 29 de janeiro, definiu 180 assentos na câmara. Ela é formada por 270 assentos e o restante das vagas é distribuído pelo chefe do Conselho Supremo das Forças Armadas, o marechal Hussein Tantawi.

O diretor da comissão eleitoral, Abdel Moez Ibrahim, disse a repórteres que o comparecimento à votação para a Shura não passou de 10%. Muitos locais de votação estavam vazios na quarta-feira, último dia de votação, em contraste com as longas filas e forte campanha que marcou a eleição para a Assembleia do Povo. Membros de ambas as casas do Parlamento vão agora escolher um painel para esboçar uma nova Constituição. As informações são da Dow Jones.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.