Os islâmicos conquistaram o maior número de assentos na eleição para a Câmara Alta do Parlamento do Egito, ou Shura, afirmou a comissão eleitoral neste sábado. O resultado completa as eleições legislativas que levaram os islâmicos ao centro da política egípcia.
Uma autoridade da comissão informou que o Partido Justiça e Liberdade, da Irmandade Muçulmana, garantiu 105 assentos. O salafista Al-Nur ficou com 45, o liberal Wafd levou 14 e o Bloco Egípcio, 8. Outros 8 assentos ficaram com facções menores.
A eleição, que começou em 29 de janeiro, definiu 180 assentos na câmara. Ela é formada por 270 assentos e o restante das vagas é distribuído pelo chefe do Conselho Supremo das Forças Armadas, o marechal Hussein Tantawi.
O diretor da comissão eleitoral, Abdel Moez Ibrahim, disse a repórteres que o comparecimento à votação para a Shura não passou de 10%. Muitos locais de votação estavam vazios na quarta-feira, último dia de votação, em contraste com as longas filas e forte campanha que marcou a eleição para a Assembleia do Povo. Membros de ambas as casas do Parlamento vão agora escolher um painel para esboçar uma nova Constituição. As informações são da Dow Jones.